quinta-feira, 31 de julho de 2008

OLIMPÍADAS DE PEQUIM

E aí, corredor ?!

Depois de mais de US$ 45 bilhões investidos, a China e o mundo aguardam a abertura das Olimpíadas de Pequim, evento que promete marcar história, já que a China pretende ganhar tantas medalhas quanto forem possíveis e, assim, desbancar a supremacia Norte-Americana. E têm tudo para conseguir este feito. Os chineses conquistaram no ano passado 43 medalhas de ouro em competições internacionais de modalidades olímpicas enquanto os EUA ficaram com 36.

Especificamente para o atletismo, o Brasil levará 45 atletas para as competições e, como sempre, a modalidade é esperança de medalhas para o país. Jadel Gregório, no salto triplo, passa por seu melhor momento na carreira. O revezamento 4X100 masculino também pode chegar lá e, por fim, existe sempre a esperança de que consigamos algo na prova mais nobre da olimpíada, a Maratona.

Nosso símbolo maior na modalidade na olimpíada passada, o simpático Vanderlei Cordeiro de Lima, por causa de uma contusão, não conseguiu índice para a prova e não vai à Pequim. Frank Caldeira, José Telles de Souza, Marilson dos Santos e Marly dos Santos (única mulher) serão os nossos representantes.

Dentre os três, o brasileiro com os melhores índices e, portanto, com maiores condições de conseguir uma medalha na maratona para o Brasil é o brasiliense Marilson Gomes dos Santos. Marilson alcançou o índice ainda em 2007, na Maratona de Londres, quando fez os pouco mais de 42 km em 2h08min37s. Ele tem também o melhor tempo brasileiro, 4 minutos a menos que José Telles, por exemplo.

Todos esperam uma situação do ar em Pequim para a prova mais tranquila, já que é grande a preocupação de todos que os altos níveis de poluição de Pequim traga problemas para os atletas. Os organizadores tomaram diversas medidas para evitar o mal estar dos atletas: rodízio de carros, fornalhas de carvão paradas, indústrias fechadas durante os jogos e algumas obras suspendidas para evitar a poeira são algumas delas.

Então, a partir do dia 8 de agosto é torcer para que os atletas brasileiros, em qualquer que seja a modalidade, tragam algumas medalhas para o país.

Nenhum comentário: